Na Ciência da Computação e na Matemática, a expressão em inglês Garbage In, Garbage Out (lixo entra, lixo sai), descreve o conceito de que a entrada de dados errados ou absurdos produz uma saída igualmente ruim, ou “lixo”. Em outras palavras, as informações imprecisas ou com erros no início do processo inevitavelmente levarão a resultados imprecisos ou com erros. No Sermão da Montanha, Jesus disse algo muito semelhante: “Toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boa. Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem.”1 Essa breve parábola nos convida a refletir sobre o que nossas palavras e ações dizem sobre nós e o Salvador que vive em nós. Nossas vidas expressam Seu desvelo pelos outros ou nosso egocentrismo? Comunicamos Sua generosidade e justiça, ou adotamos o impulso humano típico de construir muros que excluem os outros? ![]()
Como os códigos para computador e as equações matemáticas podem ser corrigidos mudando-se os dados de entrada, Jesus nos lembra que a vida cristã demanda transformações interiores, do tipo que só Ele pode trazer. “Permaneçam em Mim, e Eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em Mim.”2
Jesus In, Jesus Out.
Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e vivia sempre cercado de luxos. À sua porta ficava um mendigo coberto de feridas chamado Lázaro. Ele ansiava comer o que caía da mesa do homem rico, e os cachorros vinham lamber suas feridas abertas.
Por fim, o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado, e foi para o lugar dos mortos. Ali, em tormento, ele viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. O rico gritou: ‘Pai Abraão, tenha compaixão de mim! Mande Lázaro aqui para que molhe a ponta do dedo em água e refresque minha língua. Estou em agonia nestas chamas!’. Abraão, porém, respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a vida você teve tudo que queria e Lázaro não teve coisa alguma. Agora, ele está aqui sendo consolado, e você está em agonia. Além do mais, há entre nós um grande abismo. Ninguém daqui pode atravessar para o seu lado, e ninguém daí pode atravessar para o nosso’. Então o rico disse: ‘Por favor, Pai Abraão, pelo menos mande Lázaro à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos e quero avisá-los para que não terminem neste lugar de tormento’. ‘Moisés e os profetas já os avisaram’, respondeu Abraão. ‘Seus irmãos podem ouvir o que eles disseram.’ Então o rico disse: ‘Não, Pai Abraão! Mas, se alguém dentre os mortos lhes fosse enviado, eles se arrependeriam!’. Abraão, porém, disse: ‘Se eles não ouvem Moisés e os profetas, não se convencerão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’. (Lucas 16:19-31)
|
Categories
All
Archives
April 2025
|