Os adultos geralmente não têm problema algum em se comunicar com crianças quando se trata de dizer como usar uma tesoura, ou explicar sobre os perigos dos carros; mas eles têm dificuldades em comunicar-se quando envolve sentimentos – quer seja os da criança ou os seus próprios sentimentos.
Uma Boa Comunicação Leva a:
Transmita aceitação : Quando a criança sabe que você a aceita como ela é, então é possível ela crescer, mudar e sentir-se bem acerca de si mesma. Quando uma criança sente-se bem consigo mesma, ela tem mais probabilidades de dar-se bem com os outros. Se você aceita a criança como ela é, é mais fácil comunicar-se com ela. A criança que sente-se aceita tem mais de abrir o seu coração e falar de seus problemas. Quando os Adultos:
A. “Você deveria ter vergonha! Você está agindo como um bebezão! Você sabe que não há razão para ter medo!” OU B. “Eu sei que você está com medo. Eu vou ligar a luzinha e deixar a porta aberta para você.” Lembre-se: Nós podemos aceitar a criança sem contudo aceitarmos o comportamento dela, do mesmo modo como nós “amamos o pecador, mas odiamos o pecado”. Por exemplo, nós amamos e aceitamos Sandra, mas nós não aceitamos o comportamento dela quando ela bate no bebê ou puxa o rabo do gato. Diga Coisas que Puxam Conversa Coisas que puxam conversa são um convite para se falar mais, para dizer o que se pensa e sente. Mostram à criança que você está realmente ouvindo e está interessada, que as idéias dela são importantes, e que você a aceita e respeita o que ela está dizendo. Exemplos: “Eu entendo” “Me conta mais” “Oh!”"Você quer repetir isso? Eu quero ter certeza de que entendi o que você disse” “Uummm” “Verdade mesmo?” “Quem diria!” “É bom saber disso” “É mesmo?” Coisas que puxam conversa fazem a criança sentir que suas idéias são importantes e que você está interessada nelas, e que você respeita as suas idéias. Use Mensagens com a Palavra “Você” Para Refletir as Idéias e Sentimentos da Criança. Mensagens com a palavra “você” descrevem os sentimentos da criança e encorajam-na a expressar os sentimentos que a atormentam. Exemplos: “Você está triste porque o seu cachorro morreu.” “Você está chateado porque você não ganhou o jogo.” “Você está brava porque a Jenifer não deixou você brincar com a boneca nova dela.” Quando se permite que a criança expresse os seus maus sentimentos à vontade, parece que eles desvanecem como por mágica. Ficar escondendo maus sentimentos é auto-destrutivo. Eles não desaparecem, eles podem virar ódio que a criança sente por si mesma, dores de cabeça, úlceras e atitudes violentas. Lembre-se: Atitudes podem ser rotuladas boas ou ruins, mas os sentimentos não. Os sentimentos não são nem bons nem ruins. Eles existem, e devemos reconhecer a sua existência.
11 Comments
Daiane SimoN
2/17/2014 09:36:22 am
Foi muito bom ter lido a mensagem acima,pois estou com dificuldades com os meus alunos. Obrigada
Reply
LyH
10/5/2014 01:21:07 am
Vou tentar valeu bju
Reply
waldemir
7/1/2015 02:52:10 am
Li e gostei me deu umas idéias pra colocar pratica com meu filho, estou com dificuldades em educar meu filho sou muito bruto nervoso e acho que vai me ajudar vou tentar....obrigado!!
Reply
Alan a lima
9/24/2015 10:04:06 am
Eu gostei espero que funcione
Reply
PRISCILA
7/15/2016 07:24:37 am
COMO FAÇO PARA CONQUISTAR A AMIZADE DE UM MENINO QUE FOI REJEITADO PELA MAE
Reply
NADIAsousa
1/2/2017 08:26:06 am
Muito bom! Texto e sugestões bastante úteis. Obrigada!
Reply
Vovô cida
2/22/2017 04:41:36 pm
Após uma palmada na minha netinha de 3 anos ela passou a me receitar chora e não quer mais ficar comigo. Esso pode ser revertido é visível a gegeicao delas por mim o que devo fazer?
Reply
João vitor
9/19/2017 09:59:33 pm
Sou pai solteiro e minha filha tem 2 anos e meio, vive com a mãe dela, q tem um namorado, e minha convivência com minha filha não era tão próxima, mas estou tentando mudar, minha filha chama o namorado da mãe de pai e sinto um pouco q e ela n me considera, por nós não termos uma afinidade tão alta, mas como já falei estou mudando isso, gostaria de saber oq posso fazer pra ela sim compreender que eu sou o pai dela e ela passar gostar de mim, agradeço desde já.
Reply
Rodrigo
10/10/2020 05:28:52 am
Cara, você pode apenas ser presente. Sem falar nada, sem esperar nada em troca, eh soh estar presente, atento às necessidades da criança. Preste atenção no momento da vida dela, veja o que ela precisa que vc sabe que facilitaria a vida dela e então compre e de. Va aos aniversários, festas na escola, chame sua família... coloque a no escoteiro. Acompanhe... Deixe de ser egoista, pensar em seu e pense no bem estar na pequena. Deixe de beber e gandaiar, comece a trabalhar como uma pessoa digna. Espalhe a paz o Amor e faça o Bem. Garanto que com o passar do anos vc será o cara! É muito admirado por sua filha e todos a sua volta!!
Reply
Leave a Reply. |
Categories
All
LinksContato Archives
March 2024
|