(Clique aqui para ler a parte um) Use Mais a Positiva do Que a Negativa : Diga para a criança o que ela deve fazer ao invés de lhe dizer o que ela não deve fazer. É muito difícil usar a positiva ao invés da negativa, principalmente se os adultos já têm o hábito de usar a negativa. É muito difícil livrar-se de hábitos ruins. É necessário pensar e praticar muito para deixar de usar a negativa, contudo, a melhora do seu relacionamento com o seu filho vai fazer com que valha a pena. Converse com as crianças como você conversa com seus amigos. Se os adultos conversassem com as crianças com a mesma consideração com que conversam com seus amigos, eles poderiam realmente comunicar-se com as crianças e terem ótimos relacionamentos com elas. As Negativas :
Afaste de você tudo o que distraia e preste atenção no que a criança está dizendo. Às vezes os adultos talvez tenham que parar o que estão fazendo para ouvir o que a criança está dizendo. É difícil usar o aspirador de pó, fazer o jantar ou ler o jornal e prestar bem atenção no que a criança está falando. Cuidado: Não finja que você está ouvindo quando não está. Se você está ocupado – falando no telefone ou conversando com uma visita – diga para a criança: “Eu estou ocupada agora, nós podemos conversar mais tarde.” E depois certifique-se de conversar mesmo com ela mais tarde. Fale com (Não Para) a Criança Falar “para” a criança é uma conversa onde só um fala: “Vista a capa de chuva”, “você vai entornar isso”, “você precisa cortar o cabelo”. Os adultos que falam “para” a criança geralmente dão a desculpa de que uma criança pequena não consegue conversar no nível de um adulto. Mas nenhuma pessoa – nem mesmo a criança pequena – gosta que falem “para” ela. Você pode falar “para” o cachorro da família, ou até mesmo para um bebêzinho, mas tente conversar “com” uma criança.Conversar “com” a criança é uma conversa onde os dois lados participam – falar com ela e depois ouvir o que ela tem a dizer. Cultivar o hábito de conversar “com” a criança, ao invés de “para” a criança ajuda muito, principalmente quando ela chega à adolescência. Use Mensagens com a Palavra “Eu” Para Transmitir os Seus Pensamentos e Sentimentos “Mensagens-eu” são declarações de fatos. Elas informam a criança de como o adulto se sente com o comportamento dela. Freqüentemente as crianças não sabem como o seu comportamento afeta as outras pessoas. As “mensagens-eu” são bem mais eficazes do que as “mensagens-você” quando uma criança se comporta mal. O que é melhor? “Mensagem-eu”
Cuidado, não use as “mensagens eu” para expressar raiva às crianças. Se você mostra raiva, uma criança pequena fica muito chateada e insegura. Ao invés de mostrar que está brava, expresse a emoção que veio antes da raiva. Por exemplo, se Paulinho derramou o seu copo de leite quando a família tinha visitas para o jantar, você provavelmente ficou envergonhada antes de ficar brava. Diga: “Eu fico muito envergonhada quando você faz sujeiras assim.” Não diga: “Eu estou super brava com você.”
0 Comments
Leave a Reply. |
Categories
All
LinksContato Archives
March 2024
|